Moda. Fashion. Mode. (Desabafo)

25/04/2011 § Deixe um comentário

Um termo bastante complicado: FALAR DE MODA, estudar moda, trabalhar com moda. MODA gera muita dúvida, preconceito e alguns até dizem mal gosto.

Já dizia o Wikipedia:  “Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.”

Mas …

De fato, moda é uma verdadeira mistura de estilos, mas não é isso que me levou a me apaixonar por moda. O que para muitos é algo fútil e banal, para mim é forma de vida. A moda abrange mundos diferentes, envolvendo todos os estilos e englobando toda uma sociedade. Diferente do que mentes mais conservadoras pensam (meus pais), a moda não é totalmente alienada ao consumismo desenfreado, moda é personalidade e originalidade.

É muito simples “viver de moda” indo até lojas de marcas famosas e comprando todas as tendências ali, prontinhas. Mais cadê o prazer de imaginar a peça pronta?

Dizer que se faz moda é muito simples, difícil mesmo, é ter uma mente brilhante como a dos estilistas que dedicam horas de suas vidas criando, imaginando, e lançando modelos aparentemente “únicos”. É muito fácil fazer moda comprando tudo pronto, mas além do dinheiro gasto, se perde o prazer em imaginar uma peça, em elaborar um look. É preciso entender que para se fazer moda não é necessário ser rica, personalidade não se compra. A moda é estar em contato puro com a sociedade e o modo como ela pensa. Afinal, uma roupa pode definir não só seu estilo, como seu humor e a sua personalidade.

As pessoas são muito “preconceituosas” com o termo MODA, por favor, parem e pense! Não se pode simplesmente recriminar e banalizar a moda como algo de outro mundo, todos nós a vivemos, mesmo que inconscientemente estamos em contato com ela a todo o momento.
Falo de moda sem me preocupar se estou sendo alvo de críticas amargas, pois relaciono minha vida com a moda em algumas formas de expressão, seja com musica, fotografia, arte, consumismo ou cultura pop. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Moda. Fashion. Mode. (Desabafo) no Journée de la Mode.

Meta

%d blogueiros gostam disto: