As clássicas IT BAGS que reinam por décadas!

25/04/2011 § 3 Comentários

Por trás das famosas bolsas das grifes de luxo Hermès, Chanel, Gucci, Birkin e Dior existe uma história, e essa é a que vou contar!


A bolsa virou obssessão quando em 1956 Grace Kelly supostamente a usou para cobrir a barriga e como diziam supostamente esconder uma gravidez, quando apareceu em uma foto publicada na revista LIFE.

Em formato de trapézio, alça curta e fecho de metal, a bolsa de couro foi criada pela grife francesa em 1935. Mas vinte anos depois, por se tornar o acessório preferido da atriz e princesa de Mônaco, a bolsa acabou ganhando um novo nome: Kelly bag.

A distância entre querer uma Kelly e ter uma Kelly é ENORME: é preciso uma pequena fortuna e até alguns meses de espera. Elas são fabricadas, do ínico ao fim, pelo mesmo artesão (pode levar até 25 horas para ficarem prontas). Detalhe! A cor e o tipo de couro utilizado na fabricação da Kelly podem ser escolhidos pela cliente.

Por quase ser uma relíquia, a própria grife facilitou o seu caminho até a Kelly, basta acessar o site da Hermès (aka. hermes.com) e fazer o download da bolsa e customizá-la. É tudo uma brincadeirinha, mas com uma Kelly, basta um clique para criar a fantasia.

Mademoiselle Chanel , famosa pelas sapatilhas de bico preto e as popularizadas pérolas, cria então mais um acessório: a 2.55 primeira bolsa de que se tem notícia. Seu nome é a JUNÇÃO ENTRE O MÊS DE SUA INVENÇÃO – FEVEREIRO E O ANO – 1955 QUE ENTÃO NASCEU A SIGLA 2.55.

A bolsa inicialmente era preta com correntes douradas e podia ser produzida em couro de cordeiro – para o dia e seda ou jérsei – para a noite. Sua costura com efeito matelassê têm simetria entre a parte da frente e a de trás. Em 2005 (ano em que a 2.55 completou 50 anos) a Maison lançou a 2.55 Reissue. Um modelo completamente renovado, onde a bolsa foi reinterpretada por 20 artistas. Hoje ela continua sendo produzida em um processo artesanal em 180 etapas. A cada ano são lançadas mais de 30 variações do modelo.


Ao ser flagrada com Lady Di, a bolsa Dior ficou famosa. Ela digamos que a bebê entre as clássicas, pois existe somente há 14 anos. Em 1995 Paris foi sede de uma exposição de Cézanne no Grand Palais e entre os convidados estava a Princesa Diana, então sabendo disso a ex primeira-dama da França Bernadette Chirac a presenteou com uma linda bolsa Dior. Em 1996 no museu Metropolitan em Nova Iorque em uma exposição de John Galliano em homenagem a Dior, nossa querida princesa Diana compareceu com a famosissima bolsa Dior em tom Azul para combinar com o vestido presentado por John Galliano. Não demorou muito para que aquele objeto de desejo virasse um ícone.

A textura da bolsa é chamada de Cannage (textura do assento do primeiro desfile de Christian Dior em 1947) e nas argolas que prendem as alças é a forma oval do encosto da poltrona Luis XVI.

O desenho da bolsa permanece o mesmo desde a década de 60, porém suas cores e e detalhes foram mudando ao longo dos anos. Em lona estampada com o inconfundível monograma GG, adornado por listras vermelhas e verdes. Ao que tudo indica a nova Jackie O continuará mantendo o modelo na pole position dos modelos mais vendidos pela Gucci.

Em 1984, Jane Birkin estava num vôo entre Paris e Londres, quando os pápeis de sua bolsa caíram no chão. Coincidentemente, que estava sendada ao seu lado, era Jean-Louis Duma (Diretor executivo da Hermès) que ao presenciar o incidente, prometeu criar uma bolsa grande o sulficiente para carregar tanta coisa e bonita o sulficiente para representar a grife. Jane a partir dai sonhava com uma Kelly maior e menos estrtuturada então a partir dai que, nasceu a Birkin.Mais larga, com alças duplas e mesmo sistema de fecho de irmã mais velha, o modelo se tornou um dos maiores tesouros da Maison.

A Lista de espera por essa bolsa chega a ser de 2 anos. Isso porque, um artesão pode demorar até 25 horas para confeccioná-la com um único corte em couro. Objeto de desejo de muitas por ai, ela apareceu em um epísodio da série Sex and The City, quando Samantha Jones (Kim Cattral) usa como pretexto ser assessora da atriz Lucy Liu, para furar a fila de espera e arrebatar a sua Birkin. N a vida real ela faz parte de muitas celebridades, entre elas Victoria Beckham que tem uma de cada dor – especula-se que a mais cara delas, com detalhes de diamantes, tenha custado US$ 80 mil doláres.

Anúncios

Marcado:, , , ,

§ 3 Respostas para As clássicas IT BAGS que reinam por décadas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento As clássicas IT BAGS que reinam por décadas! no Journée de la Mode.

Meta

%d blogueiros gostam disto: