TRENCH-COATS

03/04/2011 § Deixe um comentário

Trench-coat é a primeira peça obrigatória do guarda roupa da mulher parisiense, tem um charme único, esquenta e é mega elegante. A peça aparece em praticamente todas as temporadas de outono-inverno (na europa com matéria prima mais quente, devido ao rigor do frio, e aqui no Brasil com tecidos um pouco mais leves), geralmente em coleções que seguem o estilo safári ou militar.

Mas afinal, o que é o Trench-coat?

O termo trench quer dizer trincheiras, termo usado para designar buracos que os soldados mesmos cavavam para se proteger dos ataques inimigos. Sua criação causa discussão até os dias de hoje. Há quem diga que foi criado por Thomas Burberry, durante a Primeira Guerra Mundial, na intenção de proteger os soldados britânicos do frio e chuva nos campos de batalha. Porém, há historiadores que defendem seu surgimento pela Aquascutum, marca que havia patenteado uma lã impermeável em 1851, usada para confeccionar os trench-coats dos oficiais britânicos. Porém a Burberry sai na frente, sendo considerada pela maioria como a grife oficial da peça.

Originalmente, é uma capa de chuva, à prova d’água, de algodão, popeline, garbadine, lã ou até mesmo couro. Caracterizado pelas costas duplas, ombreiras, dupla abotoadura e cinto.

O auge do trench-coat ocorreu depois de 1918, quando, influenciados pelo carisma que conferia aos militares, os civis passaram a adotá-lo, mais tarde, os estilistas se apoderaram destas peças com a consolidação do prêt-à-porter, nos anos 60.

O cinema ajudou a torná-lo um ícone na pele de famosos como Ingrid Bergman e Humphrey Bogart

Hoje em dia já encontramos em diversos tecidos. Tradicionalmente têm forro removível (os típicos da grife Burberry são xadrez), corte reto, e vai até a altura do joelho.

Atualmente os trench-coats não são mais peças militares, e é mais usado por mulheres do que por homens. Sempre com abotoação dupla, um cinto de fivela marcando a cintura, pode ser reto, evasê para um look mais romântico e feminino, ou qualquer outro tipo de shape, podem ser mais curtos ou mais longos e os bolsos não são mais necessariamente obrigatórios, nem mesmo os forros – isso vai depender do quão frio é o local. Saíram dos campos de batalha diretamente para passarelas, vitrines e armários.

Ele pode ser usado sobre vários looks. Fica bem até com calça jeans e camiseta, saias ou vestidos. O casaco vem para dar o toque final, a sofisticação.

Uma dica : quando for sair, colocar um sapato super luxo para compôr o look, já que só ele aparecerá se o casaco estiver fechado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento TRENCH-COATS no Journée de la Mode.

Meta

%d blogueiros gostam disto: