Xadrez!

30/03/2011 § Deixe um comentário

A padronagem Xadrez já vem de muito tempo atrás, e com a chegada do outono e posteriormente o inverno, todos os anos, nessa temporada, aparecem fervorosamente nas vitrines e passarelas.

Há quem diga que roupas xadrez (de qualquer cor ou estilo) é roupa de macho-alfa, como engenheiros ou lenhadores canadenses, mas a verdade é que há muita história por trás disso tudo.

 

 

Tartã é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras.

Possuiam padrões diferentes usados para identificar os clãs, na Escócia. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.

Mais ou menos em 1700, estes clãs usavam a estampa xadrez como forma de distinguir famílias, onde cada uma criava seu próprio padrão, sendo um para cada diferente ocasião (celebração, caça, trabalho).

Freqüentemente, a rainha Vitória fazia visitas à sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e isso incentivou a moda de roupas de tartã, já que o uso era apropriado para datas comemorativas.

Após a Segunda Guerra Mundial os kilts e saias de tartã tornaram-se populares.

Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em mantôs, xales, saias, vestidos.

Nos anos 50, foi mega tendência, junto às estampas de poás e florais, e na década seguinte (60′s) era aplicado em calças femininas.

Na década de 90, ele volta nas camisas de flanela dos grunges, sendo considerada anti-moda, e tinha a intenção de ironizar e romper ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais.

Com a chegada do ano 2000, a era da moda moderna acaba definitivamente, e começa a moda contemporânea, onde não temos mais uma única tendência por década, e sim várias tendências e releituras das décadas do século XX a cada seis meses. E como foi dito lá em cima, essa época de outono/inverno sempre volta com os xadrezes, em todo tipo de peça que se pode imaginar. São calças, camisas, camisetas, blusas, sapatos e até mesmo em acessórios.

 

ps: chegando em casa coloco fotos =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Xadrez! no Journée de la Mode.

Meta

%d blogueiros gostam disto: