A História do Jeans

27/03/2011 § Deixe um comentário

Para inaugurar minha participação aqui no blog, decidi começar com um assunto bem leve, que está presente nos nossos corpos e armários diariamente: O JEANS!

Da onde surgiu? Por que surgiu? Por que é uma peça tão popular?

Então vamos por etapas 😉

Para começar, diferente do que muita gente pensa, ele não nasceu nos Estados Unidos e sim na Europa. Mais precisamente na França, no final do século XIX. Era um tecido chamado “tecido de Nimes”, e com o passar do tempo, as palavras sempre vão se abreviando, até que “tecido de Nimes” virou DENIM (matéria-prima do tecido).

A Itália importava muito este tecido, com a finalidade de fazer uniformes para os marinheiros do porto de Gênova. Marinheiros em Gênova, são genoveses, por sua vez, foram chamados de genes, e a partir daí, surgiu enfim, o nome JEANS. Levi Strauss, um industrial alemão, deixou seu país rumo à costa oeste dos Estados Unidos, e começou a criar calças de lona de barraca em tons índigo – aquele azul bem jeans. Criou algumas peças com esta lona e perceberam então que aquelas lonas eram extremamente resistentes, ótimas para trabalhadores braçais. Não rasgavam, não estragavam. Resistente, porém nada confortáveis! Mas tudo bem, afinal era apenas roupa de trabalho. Assim,  Strauss novamente resolveu procurar um novo tecido tão resistente quanto a lona, mas mais maleável. Foi quando chegou a França e voltou com o ”tecido de Nimes”, já explicado à cima, que era tão resistente quanto a lona, porém bem mais maleável, pois era uma sarja trançada de algodão.

Já para o final do século XIX,  Jacob Davis, um fabricante de capas para eqüinos, escreveu a Levis falando que os usuários estavam tendo problemas com os bolsos das calças, que se soltavam com o tempo de uso, então criaram-sem a solução de prender os bolsos com ”tachas”, hoje em dia conhecido como os famosos Rebites, que eram usados nas correias para cavalos. A partir de então Davis se tornaria sócio de Strauss.

O primeiro modelo com essa inovação recebeu o código 501, originando dessa forma o nome do mais famoso modelo da Levi´s.

Bem, aí a calça jeans já existia. Nascia o jeanswear, porém ainda era uniforme de trabalho. Foi só no século XX que a peça se popularizou (um pouco). James Dean e Marlon Brando, astros do cinema com toda a atitude rebelde que tinham, não satisfeitos em trazer o T-shrit como roupa (pois até então, era roupas de baixo, íntimas), quiseram causar mais furor ainda, usando aquelas calças de trabalhadores de classe social baixa, no dia-a-dia. Era o espírito da juventude rebelde.

Nessa época, as mocinhas mais jovens, e mais rebeldes de espírito livro, também começaram a usar, mas no estilo mais cigarrette. Aquele mais ajustado, feminino, na altura do tornozelo mais ou menos. Mas ainda era apenas moda de rua, pois, homem e mulher que se prezasse, usava saia, vestido, e alfaiataria.

O Jeans entra para o mundo fashion através do estilista Calvin Klein que trouxe o jeans pras passarelas, e isso foi só aconteceu na década de 70. Agora sim o Jeans é considerado uma peça popular. Porém, antes dos anos 80 o jeans ainda era muito desconfortável, pois chegavam ao consumidores sem nenhuma lavagem e engomado. Esse desconforto só desaparecia após algumas lavagens domésticas. Daí nesse ponto ao DENIM já tinha sido adicionado com elastano, assim dando o caimento, algodão com o poliéster.

Já tinha conforto, brilho, elasticidade.

Na década de 90, com a globalização, abertura de mercados, importações e exportações, o Brasil se sobressaiu nessa história do Jeans, pois inventou a calça de  cintura baixa, perfeita para o corpo das brasileiras, e pelo índigo com tactel deixando a calça  mais leve. O corte na modelagem que levanta o bumbum tem uma explicação técnica: o cós é mais alto atrás e nas laterais, muito mais baixo na frente, ajustando-se melhor nos quadris.

E  finalmente virou essa peça-chave do guarda-roupas de TODO mundo.

Com o passar do tempo vieram as lavagens e modelagens diversas, que estão nas prateleiras e vitrines conforme a tendência da vez! Espero que tenham gostado, pois me lerão muito ainda por aqui 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A História do Jeans no Journée de la Mode.

Meta

%d blogueiros gostam disto: